Foto: Vinicius Becker (Diário)
Os homicídios em Santa Maria reduziram 45% no primeiro semestre de 2025. Os dados da Brigada Militar indicam que este período, comparado ao mesmo do ano passado, teve menor violência. Além das vítimas fatais, os roubos também tiveram queda nos registros. O panorama foi apresentado pelo capitão da Brigada Fernando Kraus, nesta quarta-feira (9), durante entrevista no programa 'Bom Dia, Cidade!', da Central Diário de Notícias (CDN), 93,5 FM.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O indicador com destaque é o de crimes violentos letais intencionais (homicídios). No primeiro semestre do ano passado, foram 44 vítimas e, neste ano, o número reduziu para 24.
– Essa redução é reflexo de um trabalho integrado, estratégico e apoiado também em inteligência policial, tecnologia e atuação qualificada do efetivo da Brigada. Em cooperação, é claro, com outras instituições aqui da cidade. Nós tivemos reduções expressivas, principalmente nos crimes violentos letais intencionais, uma redução de 45%, comparado com o mesmo período do ano anterior – comenta Kraus.
A redução de roubos a estabelecimentos comerciais também se mostrou positiva, com menos 41% de incidência.
Primeiro semestre de 2025 comparado ao mesmo período de 2024
- Crimes violentos letais intencionais: -45% (queda de 44 para 24 vítimas)
- Roubo a estabelecimentos comerciais: -41% (com ações focadas em farmácias e em mercados)
- Roubo a pedestres: -30% (com destaque para o centro da cidade)
- Roubo de veículo: -13%
Conforme o capitão, as operações integram, muitas vezes, Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Penal e ações de inteligência preventiva com base em análise de dados criminais e um patrulhamento direcionado aos horários e locais mais críticos. Com isso, o trabalho das forças de segurança resultou em:
Ações no 1º sem/2025
- Pessoas abordadas nesse semestre – Mais de 54 mil
- Prisões de foragidos – 184
- Armas armas de fogo apreendidas – 183
Confira a entrevista na íntegra
Leia mais: